Conheça alguns dos modelos Volvo mais icónicos. Desde a apresentação do nosso primeiro automóvel em 1927 até aos nossos mais recentes modelos.
Na manhã de 14 de abril de 1927, o primeiro automóvel Volvo saiu pelos portões principais em Gotemburgo, na costa oeste da Suécia. Inicialmente, o automóvel tinha a designação ÖV4 e era um descapotável com um motor de quatro cilindros. O primeiro Volvo do mundo estava pronto para fazer-se à estrada.
A 1 de setembro de 1944, foi revelado em Estocolmo o automóvel que viria a fazer da Volvo uma empresa internacional do setor automóvel. “O pequeno Volvo”, como era chamado, foi visto na Suécia como uma promessa de prosperidade no pós-guerra e, no decurso de duas semanas, 2.300 pessoas encomendariam o PV 444.
A Volvo Duett foi lançada com o argumento “dois automóveis num só”: para o trabalho e o lazer. Foi a primeira numa longa série de carrinhas que fizeram da Volvo sinónimo deste tipo de automóvel prático. Desde então, foram fabricadas mais de 6 milhões de carrinhas Volvo.
Em agosto de 1955, foi descarregada o primeiro PV 444 num porto em Long Beach, Califórnia. Muitas testemunhas destes primeiros passos mostraram-se céticos, mas dois anos mais tarde a Volvo Cars era a segunda marca mais importada na Califórnia e, em 1974, os EUA passaram a ser o maior mercado na altura.
O engenheiro da Volvo Nils Bohlin introduziu os cintos de segurança de três pontos na produção de série do PV 544 e decidimos renunciar aos nossos direitos de patente para todos poderem beneficiar desta inovação. Segundo as estimativas, até hoje, mais de 1 milhão de vidas foram salvas pelo cinco de segurança de três pontos.
A nossa reputação internacional em segurança avançada foi confirmada quando o Governo dos EUA adquiriu 24 automóveis do modelo Volvo 240 para fazer testes de colisão exaustivos. Como resultado dos testes, a Volvo foi escolhida oficialmente na altura como referência para definir os padrões de segurança para todos os novos automóveis.
O Volvo 850 foi apresentado com quatro estreias mundiais: um motor de cinco cilindros transversal, o sistema SIPS (Side Impact Protection System), enroladores de cinto com auto-ajuste para os cintos dianteiros e suspensão traseira Delta-link. Também foi o primeiro dos nossos modelos de maior dimensão com tração às rodas dianteiras.
Quando o Volvo XC90 foi lançado, tornou-se um sucesso instantâneo em todo o mundo. Redefiniu o segmento dos grandes SUV e tornou-se o produto de exportação mais importante da Suécia ao fim de poucos anos.
Pela primeira vez, operamos uma unidade de produção completa fora da Europa. Foi inaugurada na cidade de Chengdu, onde inicialmente produzimos os Volvo S60L e XC60.
A segunda geração do XC90 assinalou o início de um novo capítulo na nossa história. Contava com uma linguagem de design totalmente nova, novas tecnologias e a nova plataforma SPA (Scalable product architecture).
O Volvo XC40 foi o nosso primeiro modelo baseado na nossa arquitetura CMA (Compact Modular Architecture), que estabeleceu o nosso novo padrão de design, conectividade e segurança. Foi também o primeiro modelo de automóvel a estar disponível através do nosso serviço de subscrição mensal de prestação fixa: o Care by Volvo.
Inaugurámos a nossa primeira unidade de produção nos EUA em Charleston, Carolina do Sul, o que faz da Volvo Cars um fabricante de automóveis verdadeiramente global, com fábricas na Europa, Ásia e América do Norte.
O Volvo XC40 Recharge P8 foi o nosso primeiro SUV 100% elétrico de sempre. Baseava-se no XC40 mais vendido e foi o primeiro modelo Volvo a ser equipado com um sistema de informação/entretenimento inteiramente novo, com tecnologia Android.
Desde a nossa fundação em 1927, desenhamos automóveis que dão a primazia às pessoas. Descubra as nossas inovações de segurança mais importantes ao longo dos anos.
Trabalhámos durante muitos anos para reduzir o nosso impacto ambiental. Descubra algumas das ações que empreendemos até hoje.