Temos vindo a desenvolver o nosso conhecimento em matéria de segurança ao longo de décadas de investigação líder da indústria em cenários do mundo real. Desde a década de 1970, analisámos mais de 50.000 automóveis em acidentes reais que envolveram mais de 80.000 ocupantes.
A Volvo Cars desenvolve automóveis para serem igualmente seguros para todos, independentemente do sexo, idade, altura, forma ou peso. Desde 2019, partilhamos a nossa investigação de segurança no mundo real para que todos possam ter acesso.
"Ao recolher dados do mundo real durante um longo período, tem sido possível identificar as lesões que surgem em diferentes acidentes com mulheres, homens e crianças”
Dr. Lotta Jakobsson, especialista técnica principal no Centro de Segurança Volvo Cars.
Em 1970, foi formada a Equipa de Investigação de Acidentes Rodoviários da Volvo para criar esta ampla base de conhecimento com as conclusões dos nossos estudos. Este conhecimento forma a espinha dorsal de muitas das nossas inovações de segurança que podem ser encontradas nos automóveis atualmente.
O SIPS (Sistema de Proteção contra Impactos Laterais) e o airbag lateral da Volvo aumentam de forma inteligente a segurança, reduzindo potencialmente as lesões torácicas graves em mais de 50% para todos os passageiros.
O SIPS, juntamente com o airbag de cortina de enchimento rápido, reduz o risco de traumatismo craniano em 75% em colisões laterais. Infla em 0,04 segundos, sendo pioneiro numa proteção melhorada para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros.
Tradicionalmente, as mulheres enfrentam maiores riscos causados pelo efeito chicote devido às diferenças anatómicas e de força. Nos assentos Volvo, o nosso sistema WHIPS anula este efeito, utilizando apoios de cabeça robustos e um design inteligente dos bancos para minimizar os riscos do chicote para ambos os sexos.
Desde que lançámos o cinto de segurança há mais de 60 anos, já salvou mais de um milhão de vidas. Oferece uma grande protecção aos ocupantes em todos os tipos de acidentes, independentemente da altura, do género ou da forma do corpo.
Acreditamos que o direito à segurança é universal. Desde 2019, através da iniciativa E.V.A., partilhamos a nossa investigação de segurança em acidentes reais há mais de 50 anos.
O nosso desenvolvimento de segurança baseia-se no conhecimento de dados do mundo real, uma vez que o nosso objetivo é tornar os automóveis seguros para todos e ajudar a proteger as pessoas em situações de trânsito reais, o que vai além de simplesmente abordar e cumprir testes de colisão padronizados para certificação e classificações.
Dados sobre os mais de 50.000 automóveis em acidentes reais com mais de 80.000 ocupantes foram recolhidos e incluídos em nosso banco de dados estatístico, fornecendo informações sobre como o acidente aconteceu e de que forma os ferimentos foram causados. Em seguida, aplicamos as conclusões ao desenvolvimento de novos automóveis Volvo para proteger melhor as pessoas de lesões. Como recolhemos dados da mesma forma há muitos anos, conseguimos mapear o nosso progresso e melhorar a nossa taxa de sucesso ao longo dos anos.
Fazemos testes com um crash test dummy feminino desde 1995, começando com o único crash test dummy frontal feminino de tamanho pequeno disponível, o percentil HIII 5. Em 2001, incluímos um crash test dummy lateral de tamanho pequeno, o SID2s. Como primeiro crash test dummy feminino de médio porte do mundo, desenvolvemos um modelo virtual de uma mulher grávida no início dos anos 2000. Dez anos mais tarde, alargámos a família de crash test dummies com um dummy feminino virtual de tamanho médio para avaliação do efeito chicote em impactos traseiros, como único fabricante de automóveis no co-desenvolvimento do EvaRID.
Estamos a partilhar o conhecimento que adquirimos com as falhas e não as informações do banco de dados, o que significa que nenhuma informação identificável sobre as pessoas envolvidas será incluída nem possível de rastrear. A Volvo Cars está a usar os dados para pesquisas de segurança, que é um interesse legítimo de acordo com as leis de privacidade incl. RGPD.
E.V.A significa Veículos Iguais para Todos. A Volvo partilha os conhecimentos adquiridos com a investigação sobre acidentes no mundo real desde há mais de uma década e apela à indústria para que torne os automóveis igualmente seguros para todos, independentemente do género, idade, altura, morfologia ou peso.
O conhecimento a que pode aceder através deste projeto é uma coleção de mais de 150 trabalhos de investigação. Trata-se de uma coleção de alguns dos estudos em que a Volvo Cars se baseou para desenvolver as inovações de segurança introduzidas desde a década de 1950.
Até agora, foram carregados neste centro mais de 160 documentos de investigação sobre a proteção dos ocupantes. Tem sido continuamente alargado com mais artigos neste campo e outros. A biblioteca inclui documentos de investigação sobre todos os tipos de lesões (por exemplo, lesões por efeito chicote, lesões na cabeça, tórax e coluna e lesões nos membros superiores e inferiores) em todos os tipos de situações de colisão. A biblioteca também inclui documentos de investigação sobre segurança infantil. No futuro, será alargada para incluir mais investigação da Volvo.
As funcionalidades de segurança da Volvo Cars complementam as práticas de condução segura e não pretendem permitir ou incentivar uma condução distraída, agressiva ou de outro modo insegura ou ilegal. Em última análise, o condutor é sempre o responsável pela utilização segura do veículo. As funcionalidades descritas podem ser opcionais e a disponibilidade pode variar de país para país.